[Brasília]: Formação de motoristas – atividade da ONG Rodas da Paz, amanhã, às 8h

Informe sobre ação educativa da ONG Rodas da Paz

A nova diretoria da Rodas da Paz, eleita no dia 9 de junho, tem como foco a educação no trânsito. Sabemos que um fator de insegurança aos usuários de bicicleta é o desrespeito ao código de trânsito, causado por imprudência e desconhecimento dos motoristas.

Assim, a Rodas da Paz propõe essa atividade para orientar motoristas sobre o transporte saudável (não motorizado), de forma a garantir a boa convivência entre motoristas, ciclistas e pedestres. O transporte por bicicleta tem inúmeras vantagens (é saudável, não poluente e econômico) e precisa de incentivos. Além de infraestrutura adequada – ciclovias e ciclofaixas, por exemplo –, é necessário investimento em medidas educativas.

Rodas em Ação: formando motoristas cidadãos

– Objetivo da ação: Instruir motoristas sobre as formas saudáveis de locomoção (transporte por bicicleta e a pé, por exemplo); apresentar as características desses modos de transporte e a legislação que protege e incentiva os que optam pelo transporte saudável; oferecer ao motorista, na prática, a percepção do ciclista.

– Descrição da ação: O curso terá duas partes: teórica e prática. Na primeira parte, serão apresentados o contexto da mobilidade no Distrito Federal, as condições para a mobilidade saudável e a legislação (código de trânsito e leis distritais) que protege e incentiva o transporte saudável. Na parte prática, o motorista se locomoverá por bicicleta e terá a percepção das necessidades de um ciclista ao se locomover.

A atividade terá duração aproximada de duas horas. A intenção é disseminar a formação em cidadania no trânsito e mobilidade saudável aos motoristas em formação, motoristas que cometam infrações contra usuários de bicicleta, instrutores de centros de formação de condutores, motoristas de ônibus, autoridades de órgãos de trânsito e agentes de trânsito. Nessa primeira edição, dez motoristas serão convidados a participar.

– Resultados esperados: conhecimento acerca da mobilidade urbana saudável; conscientização sobre a importância de proteger ciclistas e pedestres (direitos assegurados pelo código de trânsito); conhecimento do princípio do código de trânsito que afirma que o maior protege o menor (motorizados prezam pela segurança dos não motorizados).

Rodas em Ação: formando motoristas cidadãos

Data e horário: 8 de julho (sexta-feira), às 8h.

Local: Tenda da Rodas da Paz, instalada às margens da ciclovia do Parque da Cidade, próximo à Administração do Parque (Estacionamento no 13).

Parcerias: Diretoria de Educação do Detran-DF e Administração do Parque da Cidade

Realização: ONG Rodas da Paz

http://www.rodasdapaz.org.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s