[Brasília]: Zoonoses sensibiliza brasilienses para a adoção responsável de animais

ANIMAL NÃO É MERCADORIA! NÃO COMPRE ANIMAIS!

Os moradores do Distrito Federal que desejam adquirir um animal de estimação podem recorrer a uma opção gratuita – o acolhimento de animais abandonados. Para isso, o Centro de Controle de Zoonoses do Distrito Federal disponibiliza para adoção animais recolhidos nas ruas do DF ou levados ao local pelos próprios donos.

“A maior parte dos animais é deixada aqui pelos proprietários, por diversos motivos: doença, mudança de apartamento, alergia ou mesmo pela velhice do animal”, conta Laurício Monteiro, médico veterinário da gerência de controle de reservatórios e zoonoses.

Segundo Monteiro, os animais recebidos passam por diversos exames médicos, e só entram na fila da adoção se forem considerados saudáveis. Animais que apresentem contaminações como leishmaniose e raiva são encaminhados para tratamento ou, em último caso, para o sacrifício. “Colocar estes animais em contato com a população seria uma afronta à saúde pública”, afirma o veterinário.

Oferta e demanda
A adoção é realizada durante todo o ano, mas o número de proprietários que optam pelos animais de rua e/ou abandonados ainda é insuficiente. Monteiro conta que, por dia, cerca de 20 animais aptos para adoção chegam ao Centro, enquanto o número de animais efetivamente adotados por dia raramente passa de cinco.

O processo é bastante simples. Basta assinar um termo de compromisso e o animal é liberado, sem o pagamento de qualquer taxa. Os cães e gatos já deixam o canil com a vacina anti-rábica – cabe aos novos donos a aplicação de vermífugo e as demais vacinas, que previnem doenças como a parvovirose, cinomose e leptospirose.

Laurício Monteiro alerta que os interessados devem pensar seriamente antes de adquirir um animal, via adoção ou compra. Um bicho de estimação representa um compromisso médio de 10, 15 anos. Doenças, cuidados, banhos, afeto, tudo isso entra na conta. “Senão, a pessoa retira o animal daqui e acaba devolvendo dois, três meses depois. Para os cachorros e gatos, isso é péssimo”, conta.

Serviço
A adoção de animais funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. O canil está instalado na Estrada Contorno do Bosque, lote 4, entre o Setor Militar Urbano e o Hospital de Apoio. O telefone do Núcleo de Animais Domésticos, responsável pela acomodação de cachorros e gatos, é (61) 3341-1900.

Fonte: Correio Braziliense

22 pensamentos sobre “[Brasília]: Zoonoses sensibiliza brasilienses para a adoção responsável de animais

    • Oi Carmeli,

      Obrigado pela visita!
      Que bom você querer adotar um cãozinho. Passe lá na zoonoses e veja se algum deles te escolhe. E depois volte aqui para contar como foi!

      Abraços fraternos

  1. Sou “adotante” de carteirinha. Há muitos anos vim desejando adotar um cão, em detrimento de comprá-los, por motivos óbvios. Havia algumas dificuldades, pois moro em apartamento e com outras pessoas. Mas aos poucos fui conseguindo demonstrar aos outros o quanto seria bom ter um amiguinho peludo conosco, até que aceitaram a adoção, desde que TODOS os cuidados ficassem por minha conta. Aceitei sem titubiar. Porém estava estudando para concurso, na época, então resolvi adiar. Para minha surpresa, foi exatamente na volta da aula no cursinho que passei em frente a uma clinica veterinária e encontrei um cachorrinho misto de labrador de, mais ou menos, 45 dias. Foi amor a primeira vista! Mesmo assim, ainda não era a hora. Ele latiu, como que me chamando. Fiz carinho nele e segui meu caminho. Mais tarde, tive q voltar ao cursinho e passei por ele novamente, q mais uma vez latiu me chamando. Fiz carinho e fui para o cursinho. Na volta para casa, mais uma vez, lá estava ele, latindo pra mim e fazendo todo tipo de festinha quando eu me aproximava. Não deu outra. Há quase um ano estou com meu melhor amigo ao meu lado. Não há nada melhor que isso. Parece que ele quer retribuir com muito amor e carinho toda a dedicação que temos para com ele. E é exatamente isso o que ele faz. Adotar é um passo importante e deve ser bem pensado para o bem estar de todos (humanos e bichinhos), mas é também o maior ato de amor e o caminho para ser feliz e ter sempre uma companhia amorosa.
    Nesse Natal, é uma grande opção de presente para quem você ama (desde q esse alguém também ame animais).
    Boa sorte a todos os “adotantes” e adotados. Feliz Natal e um Ano Novo cheio de amor e paz!

  2. Adoraria adotar um gatinho, o meu gato foi roubadi e estamos muito triste. Adorariamos adotar um peludinho para o nosso lar ficar mais feliz *_*

  3. eu quero adotar 2 cachorros com mais de 6 messes , preferencia vira lata , ñ interesa a raça mais sim o amor . tive um de durante 5 anos q morreu !

    • Oi Jacilea, já faz tempo que vc escreveu aqui, mas tenho aqui uma vira lata linda, está na rua, a gente fez a cirurgia dela pra não ter mais filhotes mas ainda não achei uma casa para ela… ela é linda e meiga, deve ter uns dois anos… se quiser ficar com ela, acho que vc vai gostar.. me responda via email se quiser ver uma foto da “Princesa”… :-) Obrigada! Regina

  4. tenho uma vira lata de 1 ano e tres meses, acho que ela fica muito sozinha queria adotar um companheiro(a) para ela, gostaria de saber a opinião de vcs, ela apareceu por acaso na minha casa e não tive coragem de manda-la embora minhas netas e nós somos apaixonados por ela, aos 7 meses fizemos uma cirurgia para ela não ter filhotes, por favor nos de uma posição a respeito da opinião de vc se adoto um filhote ou um cao mas adulto

    • Oi carlos, já faz tempo que vc escreveu aqui, mas tenho aqui uma vira lata linda, está na rua, a gente fez a cirurgia dela pra não ter mais filhotes mas ainda não achei uma casa para ela… ela é linda e meiga, deve ter uns dois anos… se quiser ficar com ela, acho que vc vai gostar…. me manda um email se quiser a foto dela, ok? um abraço!! Regina

  5. oi carlos preciso de ajuda nao tenho condiçoes moro de aluguel e proprietario do imovel nao aceita animais, pensei em mesmo assim fica com ela mas arriscaria de ser processada.Quero salvar ou deixar minha cachorro em lugar para que alguem com condiçoes fique com ela.e uma weimaraner de 1 aninho e linda e meiga mto especial mas nao posso ficar com ela tdo que eu qria era poder estar ao lado dela e tendo toda condição pra lhe oferecer uma vida confortavel.Preciso de ajuda nao sei mas o que fazer ela agora ta mto magra fraca com um orificio fiormado por uma varegera sendo comida viva eu nao aguendo ve-la assim sofrendo e tbm nao qro que ela morra preciso de ajuda!!!!!!!!!!! entre contato por favor 61 8451-1795/ 61 84413539/ 61 3394-5548

  6. Bom dia!
    O motivo do meu contato é o seguinte:
    Há 1 ano e meio, pasmem, uma linda vira lata de apenas 1 mes caiu na minha garagem
    através do telhado ou seja uma abertura existente entre a calha e a parede logo minha filha
    disse que iria ficar com ela, mas como moramos de aluguel em um prédio disse prontamente que não, mas nao teve jeito. Resultado: hoje ela está gravida de 2 meses e não podemos ficar com ela a vizinhança já está perguntando sobre o seu futuro. Gostaria que alguem me ajudasse a resolver o impasse. Obs: Minha filha disse que vai querer um filhotinho e de preferencia macho.

  7. Boa tarde!tenho muito interesse em adotar um cavalo.Tenho chácara e bastante espaço para ele.Moro no D.f.
    So consegui informarções de adoção de animais de grande porte em SP.Gostaria de saber se a Zoonoses de Brasilia tem esses animais?

  8. OLÁ, MEU NOME É DINA, GOSTARIA DE ADOTAR UM CACHORRINHO (A) DE PEQUENO PORTE, TENHO UM FILHO DE 6 ANOS E ESTÁ LOUQUINHO POR UM CACHORRINHO.

  9. oi tenho um gata para doa tem 4 anos não e de rua (motivo da doação) tenho uma menina de 1 ano e foi diaquenóticada com asma .preciso doar mais rapido telefone 84953746 ou 34340969

  10. oi tenho uma gata que preciso doar tem 4 anos não e de rua (motivo da doasão) tenho uma menina de 1 ano que foi diaquenosticada com asma preciso doar rapido telefone 84953746 ou 34340906 falar com juculaneide

  11. gostaria de adotar um cao da raça collie rough se voces possuirem algum encontrei uma na rua cuidei dela muito bem durante quatro meses mas ela morreu com doença que o veterinario nao conseguiu salvar sinto muita falta dela muito meiga e carinhosa,vigiava bem,passeavamos muito com ela me avisem se tiver alguma outra na cor marta e branca

Deixe um comentário

