Quer participar da Campanha Permanente contra o Uso dos Agrotóxicos e pela Vida?

Quer participar da Campanha Permanente contra o Uso dos Agrotóxicos e pela Vida?*

Veja algumas iniciativas que VOCÊ e sua ENTIDADE podem ter

1) O que é a Campanha?

O casamento do capital financeiro com o latifúndio gerou o que chamam de “moderno” agronegócio. A lógica de exploração da terra – grandes extensões, monocultura, produção basicamente de grãos para exportação, mecanização e pagamento de baixos salários – necessita ainda de um ingrediente venenoso: mais de um bilhão de litros de agrotóxicos despejados na lavoura no Brasil, só em 2009. Isso significa que cada brasileiro consome cerca de 5,2 litros de venenos por ano, dissolvidos nos alimentos e na água contaminados.

O impacto desses produtos sobre a saúde humana, tanto de quem os maneja diretamente (trabalhadores rurais), como das comunidades e dos consumidores, é grande, inclusive com registros de inúmeros casos de problemas neurológicos, má formação fetal, câncer e até mortes.

Em 2009, o Brasil se tornou o maior consumidor do produto no mundo. O uso exagerado de agrotóxicos é o retrato do agronegócio: apesar de todo seu dito “avanço tecnológico“, não conseguiu criar um modelo de produção e técnicas agrícolas que garantam a produção de alimentos saudáveis para a população.

O agronegócio expulsa os camponeses do campo, destrói a terra, enche suas grandes extensões de máquinas e venenos, paga mal seus poucos trabalhadores e para quê? Para vender commodities (basicamente soja e cana) para outros países. Correram para aprovar transgênicos – mesmo que seus potenciais danos à saúde ainda não tenham sido comprovados – querem de qualquer jeito flexibilizar o Código Florestal, para poderem desmatar mais sem ter que prestar contas por isso. Enfim, querem fazer do Brasil uma grande colônia de exploração, um quintal das transnacionais.

Por isso diversas entidades da sociedade civil brasileira, movimentos sociais, sindicatos, entidades ambientalistas e grupos de pesquisadores lançaram a “Campanha Permanente contra o Uso dos Agrotóxicos e pela Vida“.

A campanha pretende abrir um debate com a população sobre os impactos dos venenos na saúde dos trabalhadores, das comunidades rurais e dos consumidores nas cidades, a contaminação dos solos e das águas e denunciar a falta de fiscalização do uso, consumo e venda de venenos agrícolas.

A campanha prevê a realização de atividades em todo o país. Cursos, seminários, Palestras, Audiências Públicas, Panfletagens, Atos de rua, etc. Diversos materiais (cartazes, panfletos, adesivos, cartilhas de formação, vídeo documentário) estão sendo produzidos. E caberá a nós o trabalho militante para expandirmos essas idéias na sociedade.

2) Como posso receber as notícias da Campanha no DF?

Criamos um “Mailing” para envio de notícias da Campanha. Através do e-mail informamos sobre atividades da campanha e distribuímos informativos sobre o tema. Para fazer parte do “Mailing” basta nos informar sua vontade em receber informes da Campanha através do contraagrotoxicosdf.

Criamos também um blog da campanha no DF http://contraagrotoxicosdf.wordpress.com/. Através dele você poderá acompanhar as atividades e textos. Sugerimos colocar o endereço da página nos Favoritos. Fica mais fácil a visualização cotidiana.

3) Como faço para ter acesso aos materiais da campanha?

Já temos em Brasília Cartazes , Adesivos e Panfletos. Se você quiser distribuí-los e/ou afixá-los em sua escola, sindicato, universidade, comunidade, associação, etc. basta entrar em contato conosco através do contraagrotoxicosdf e teremos prazer em combinar contigo a melhor forma de entregá-los. Todos os materiais da campanha são gratuitos.

Em breve teremos em mãos o Vídeo-Documentário da Campanha, confeccionado pelo renomado cineasta brasileiro Silvio Tendler. Parceiro em nossa luta. O vídeo é destinado à reprodução ampla e será utilizado para debates e oficinas nos mais variados locais. Caso tenha interesse em adquiri-lo entre em contato conosco, através do e-mail, e faz sua encomenda.

4) Como posso promover um debate na minha escola, igreja, sindicato, universidade, comunidade ou associação?

Temos um cadastro de professores e militantes sociais que estudam o tema e se dispuseram a acompanhar as atividades promovidas no DF e Entorno. Assim, caso queira realizar um debate sobre Agrotóxicos e/ou Meio Ambiente na sua escola, igreja, sindicato, universidade, comunidade ou associação, etc. poderemos indicar-lhes nomes, além da ajudarmos na construção conjunta da grade. Os palestrantes não cobrarão pela palestra ministrada.

5) Qual a próxima atividade ampliada da Campanha no DF?

No dia 07 de abril de 2011, mais de 02 mil pessoas fizeram um ato em Brasília para denunciar a responsabilidade do agronegócio pelo uso abusivo de agrotóxicos no país e por tentar impor ao Brasil um novo Código Florestal, que incentiva o desmatamento.

Como continuidade das atividades amplas da Campanha Contra o Uso de Agrotóxicos, realizaremos no mês de Agosto/Setembro no DF um Curso de Formação de Formadores. O curso terá como conteúdos: o que é o agrotóxico; conseqüências do seu uso; empresas que controlam o mercado; legislação brasileira sobre o tema; relação transgênico/agrotóxicos; tolerância residual e carência; agroecologia (produção); incremento no consumo de orgânicos e agroecológicos.

Inicialmente serão oferecidas 100 vagas. O curso é gratuito.

O curso ainda está em construção, e em breve disponibilizaremos mais informações.

* As iniciativas propostas neste texto são apenas para o DF e ENTORNO. Para construir a campanha em outros estados, entrar em contato com a secretaria nacional: (11) 7181-9737 ou contraosagrotoxicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s